quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O REI CEGO EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA - SP

A quinta cidade a receber o Rei Cego na temporada em São Paulo foi São Luiz do Paraitinga. Realizamos duas apresentações na escola Waldemar Rodrigues, às 10h e às 15h para aproximadamente 500 alunos do município. Estar nesta cidade é um privilégio para quem trabalha com arte. Tudo aqui é cultura, as casas, as pessoas, as praças, os restaurantes, em cada canto, em cada esquina você se depara com algum artefato cultural.
Contar o Rei Cego aqui, foi como voltar pra casa e estar entre os nossos, isso porque a cidade é repleta de lendas e contadores de história. Todo mundo aqui jura que já viu um Saci Pererê, ou pelo menos conhece alguém que viu. Inclusive um menino me contou que tem um “tio” lá na praça que tem a foto de um.
A cidade foi arrasada por uma imensa enchente em 2010, e para isso também há uma lenda. Segundo os moradores mais antigos, há muito tempo morreu uma pessoa que era muito ruim, e se transformou em uma serpente.  Essa serpente tinha sua cabeça embaixo da igreja matriz e o rabo no cemitério, então cada pessoa ruim que morria aumentava o tamanho da cobra. Dizia-se que esta cobra um dia iria acordar trazendo uma grande enchente e que a igreja matriz cairia, como de fato aconteceu em 2010. Se a cobra é verdadeira eu não sei, mas tem gente que jura que viu pelo menos o rabo do bicho no meio da água.

Poderia descrever horas e horas, falar sobre as marchinhas de carnaval, sobre a festa do divino, sobre o afogado, mas não daria conta da riqueza cultural deste lugar. Obrigado a todos que nos receberam, em especial ao Leandro e da Darlin que não mediram esforços para nos ajudar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário