quinta-feira, 5 de maio de 2011

2011: CONSOLIDAÇÃO E NOVOS CAMINHOS

O ano mal começou e o Teatro do Clã já está trabalhando com muita intensidade. O grupo finalizou mais uma etapa do projeto O Rei Cego, intitulado “escavações teóricas”, momento em que o elenco adentrou no universo desse conto popular de encantamento. “Essa etapa foi fundamental para o trabalho, pois reinventamos, redescobrimos, modificamos nossa concepção e encontramos nossa motivação pessoal para esta montagem”, comenta Cassiano Azeredo diretor do espetáculo.  Além disso, “O Rei Cego” foi aprovado no FUMDESC - Fundo Municipal de Cultura de Montenegro, o que possibilitará auxilio financeiro para a reestruturação do cenário, figurino e adereços, bem como a inserção de novos profissionais no projeto. São eles:

 Luciano Rhoden, bacharelando em Musicoterapia no Instituto Superior de Música (ISM) em São Leopoldo/RS, professor de acordeon da FUNDARTE e acordeonista do Quinteto Persch, que auxiliará na preparação musical do grupo.
Rosimari Oliveira, bacharel em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora da FUNDARTE/UERGS que fará a preparação vocal do elenco.
Alice Ribeiro, formada em Artes Visuais (Licenciatura/2002 e Bacharel/2003) pelo Centro Universitário Feevale e Pós Graduada em Poéticas Visuais: Desenho, Pintura e Instalação - Processos Híbridos pela mesma instituição fará a construção e orientação de manipulação de bonecos.
Raquel Cappelletto, figurinista há mais de 13 anos. Formada em artes cênicas. Trabalha com o grupo UEBA no qual criou os figurinos das peças A Megera Domada, Felinícias, Zão e Zoraida entre outros. Vencedora do Prêmio Açorianos de figurinos em dança no ano de 2007.

Através do FUMDESC, o grupo irá realizar cinco apresentações gratuitas do espetáculo em escolas  de Montenegro. Além disso, o grupo foi aprovado no Projeto NOVAS CARAS, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Este projeto visa apresentar os novos nomes da cena teatral gaúcha. O grupo estará na Capital nas quartas-feiras de junho, dias 01, 08, 15 e 22, sempre às 20h, no Teatro de Câmara Túlio Piva. Na cidade de Farroupilha o grupo irá realizar algumas apresentações em datas ainda confirmar.
O Teatro do Clã agregou dois novos integrantes: João Pedro Decarli e Jenifer Berlitz. João integra o elenco do espetáculo O Rei Cego e Jenifer está atuando na assistência de produção, divulgação e mídia.

Para finalizar este quadro de boas notícias, o grupo firmou parceria com Marcelo Bulgarelli (Ator do Teatro Torto, vencedor do prêmio Açorianos de melhor ator 2010, com o espetáculo Dia Desmanchado) que está realizando um treinamento contínuo sobre a ação teatral a partir dos princípios da Biomecânica, experiência aprimorada em seu trabalho e desenvolvida nos dois anos em que esteve na Itália estudando biomecânica teatral na escola de Gennadi Bogdanov, descendente direto de segunda geração do grande encenador russo Vsevolod Meyerhold.
Bons ventos ao Grupo!

Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo pelo crescimento, pelo trabalho, pela página e pelos novos rumos. Montenegro, e o país, precisam de gente inteligente, instigadora e capaz de provocar o que precisa ser provocado. Forte abraço e sucesso sempre!

    ResponderExcluir